terça-feira, 13 de julho de 2010

"Catupiry"

E olha eu aqui outra vez!

Bom, hoje vou falar um pouco desse "ingrediente" presente em várias das minhas godices, o catupiry.
Como uso muuuito esta coisinha ai, e o original é um pouco salgado (no preço, não no gosto, que é tudo de bom!) o "genérico" é que não falta na geladeira. São muitas as opções do tal "Requeijão cremoso", mas muitos deles tem aquele gosto amargo que acaba estragando tudo...
Pois bem, vai um dica valiosa: procure os que NÃO tem gordura vegetal na composição! Isso mesmo, o gosto vem desse ingrediente. Os sem gordura vegetal são mais consistentes, tem mais a cara do original mesmo, os com gordura são os mais molengas, e em geral, os mais baratinhos tb! Não to ganhando nada pra isso, mas vale a dica de marcas: o da Tirolez é muito bom, assim como o da Quata.

Uma outra opção que pode ser usada em várias receitas, é o "catupiry caseiro". Fica um molho branco mais cremoso e com gostinho de queijo. Vamos a recceita?

Ingredientes
500 ml de leite
250 gr de mussarela
5 colheres rasa (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) margarina

Modo de fazer
Ferva o leite e coloque tudo no liquidificador. Bata bem. Coloque numa panela e leve ao fogo, mexendo sem parar até ficar bem cremoso.


Fica bem gostoso... Se você preferir um creme mais forte, pode trocar a mussarela por provolone. Outra opção é misturar os dois, colocar meio a meio, é o que geralmente eu faço. A ultima vez que eu fiz este molho, foi pra por na lasanha (essa será umas das receitinhas que ainda vou postar!), ainda bem que sobrou um pouco, senão ia ter briga pra raspar a panela!

Por hoje é isso. Espero que gostem...

Bjins =)

Um comentário: